top of page
img-006.jpg

ENTENDA SUA AUDIÇÃO

A orelha está dividida em três partes e tem como objetivo captar, amplificar e transformar a informação auditiva em impulsos neurais que são enviados e processados pelas vias auditivas centrais (vias neurais - cérebro).

anatomia da orelha

anatomia-orelha-ouvido.jpg
  • Orelha Externa: conhecida como pavilhão auditivo, sua função é captar os sons do ambiente e enviá-los a orelha média através do conduto auditivo;

  • Orelha Média: o som chega a orelha média através da vibração da membrana timpânica (mais conhecido como tímpano) que desencadeia movimento nos três menores ossículos do corpo humano: martelo, bigorna e estribo e posteriormente levando o som a orelha interna, através da janela oval;

  • Orelha Interna:  composta por duas partes: cóclea (células sensoriais) e sistema vestibular. Nessa última etapa, a informação auditiva é enviada ao cérebro.

    A partir daí, a informação processada pelo cérebro é chamada de processamento auditivo central!

PERDA AUDITIVA

A perda auditiva define-se pela diminuição da acuidade (capacidade) auditiva e impacta diretamente na vida do ser humano, podendo gerar além das dificuldades de comunicação, isolamento social devido a dificuldade de compreensão do que se diz. Estudos compravam que a perda auditiva não protetizada, aumenta em até 8% o risco de demências. 

Teste de stand

Tipos de perdas auditiva

PERDA AUDITIVA CONDUTIVA:

Esse tipo de perda auditiva ocorre na orelha externa e/ou média, devido a fatores como: excesso de cerúmen (cera) no canal auditivo, acúmulo de fluídos e secreções, patologias em orelha média. A perda auditiva condutiva geralmente pode ser tratada com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. Os aparelhos auditivos após tratamento e persistência da perda auditiva são excelentes!

 

PERDA AUDITIVA NEUROSENSSORIAL

A perda auditiva neurossensorial ocorre na orelha interna, afetando diretamente as células ciliadas responsáveis pela transmissão do som, junto com a janela oval, ao sistema auditivo central.

PERDA AUDITIVA MISTA

Nesta perda ocorrem os dois tipos em conjunto. 

FATORES QUE PODEM CAUSAR ALTERAÇÕES

 

  • Processo natural de envelhecimento

  • PAINPSE: Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados – exposição a ruídos (sons altos) que podem ocorrer uma única vez e geral lesão ex: explosão de um bomba, uso de arma de fogo ... ou quando o indivíduo está exposto a níveis de pressão sonora acima de 85dB de maneira contínua e por um longo período de exposição, sem o uso adequado de protetores auriculares;

  • Bactérias ou causas virais,

  • Na maioria das vezes as perdas auditivas neurossensoriais são irreversíveis e, neste caso, o uso de aparelhos auditivos é o mais indicado.

Sempre que apresentar uma perda auditiva consulte um fonoaudiólogo e/ou médico capacitado para realizar uma avaliação adequada e precisa!

3049282_410199-PD37U2-851_edited.png
bottom of page